SolarCoin: uma moeda digital para acelerar a transição energética

Jul 09, 2018

SolarCoin: uma moeda digital para acelerar a transição energética

Provavelmente já deve ter ouvido falar da tecnologia blockchain e de criptomoedas na mesma frase. É por isso que queremos partilhar uma novidade excitante consigo: a GoParity acaba de se tornar parceira da SolarCoin Foundation!

Mas primeiro, vamos explicar alguns princípios básicos!

Uma blockchain é um livro de registo de transações confiáveis - uma base de dados. As transações podem ser transferências de tokens digitais que representem uma moeda, a cadeia logística de um produto ou até mesmo a atribuição de um registo a um livro da biblioteca. As blockchains são distribuídas por grandes redes peer-to-peer abertas, dificultando a pirataria e minimizando o erro. Como as alterações de informações são verificadas e gravadas de forma imutável numa rede, os registos não podem ser alterados ou adulterados.

A SolarCoin é uma criptomoeda criada em 2014 pela SolarCoin Foundation e foi projetada para acelerar a transição para uma economia de energia limpa. Enquanto tecnologia baseada em blockchain, a SolarCoin é global e descentralizada, com semelhanças com outras criptomoedas como a Bitcoin. Mas enquanto a mineração de outras moedas virtuais baseadas em blockchain tem associado consumos de energia elevados, a SolarCoin incentiva a produção de energia renovável. O modelo é baseado num sistema de recompensas, em que os proprietários de sistemas fotovoltaicos podem receber uma SolarCoin por cada MWh de energia produzida.

A SolarCoin (SLR) pode ser negociada em diferentes plataformas de câmbio on-line e trocada por moedas como o dólar, euro ou outras moedas digitais. Atualmente, o preço de 1 SLR é de cerca de 0,15€. Assim, uma instalação fotovoltaica de cerca de 250 kW, produzindo cerca de 410 MWh por ano, deve permitir com as SLRs recebidas um ganho aproximado de 60 euros por ano, o que é um bom incentivo!

Enquanto parceiros da SolarCoin Foundation, queremos incentivar mais proprietários de sistemas fotovoltaicos a reclamarem as suas SolarCoins através do seu registo on-line. E queremos também que quem investe em projetos fotovoltaicos na GoParity, possa receber, para além do juro habitual, uma recompensa adicional em SolarCoins.

Se está interessado e quiser saber mais sobre como reclamar as suas SolarCoins, estamos aqui para ajudá-lo!